Vereadores aprovam Requerimento para criar Residência Terapêutica para tratamento de saúde mental no Distrito Nova Estrela

por ângela Pereira Alves publicado 02/09/2025 13h12, última modificação 02/09/2025 13h12
De autoria da vereadora Cida da saúde, a solicitação visa acolhimento e cuidado a pessoas que enfrentam transtornos mentais

Na sessão desta segunda-feira (01), a vereadora Cida da Saúde apresentou um Anteprojeto de Lei solicitando do Executivo a criação e manutenção de uma Residência Terapêutica no Distrito de Nova Estrela.
Segundo a vereadora, essa Residência terá como finalidade oferecer acolhimento e cuidado a pessoas que enfrentam transtornos mentais e que, muitas vezes, têm vínculos familiares frágeis ou rompidos.
“Essa iniciativa, busca garantir dignidade, amparo e melhores condições de vida, fortalecendo a rede de atenção em saúde mental da população”, justifica a vereadora Cida.
As Residências Terapêuticas é um modelo de moradia assistida destinado à pessoas com transtornos mentais graves que passaram longos períodos de internação em hospitais psiquiátricos, sem vínculos familiares e sociais que possibilitem a sua reinserção na comunidade. É um passo fundamental para que pessoas com transtornos mentais graves, possam viver de forma digna e ser integrada a sociedade, em vez de ficarem isoladas em instituições ou em estado de vulnerabilidade psicossocial.