Vereador Thiago Hulk apresenta anteprojeto de lei onde solicita o fornecimento pelo SUS de sensores de monitoramento contínuo da glicose para pacientes de Diabetes Mellitus Tipo 1

por ângela Pereira Alves publicado 21/08/2025 10h17, última modificação 21/08/2025 10h17
O objetivo da proposta é garantir maior segurança, autonomia e qualidade de vida aos pacientes

Durante a Sessão na Câmara Municipal de Rolim de Moura na última segunda-feira (18/08), o vereador Thiago Hulk (PL), apresentou um anteprojeto de lei que dispõe sobre o fornecimento gratuito de sensores de monitoramento contínuo de glicose (Freestyle Libre) para pessoas portadoras de Diabetes Mellitus Tipo 1, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Municipal.

Hulk destacou que o objetivo da proposta é garantir maior segurança, autonomia e qualidade de vida aos pacientes, possibilitando um controle glicêmico mais eficaz e reduzindo complicações decorrentes da doença.

“O Diabetes Mellitus Tipo 1 é uma condição crônica que afeta milhares de brasileiros, inclusive crianças e adolescentes, exigindo monitoramento constante dos níveis glicêmicos para prevenção de complicações graves como hipoglicemia, cetoacidose diabética e complicações crônicas. Os sensores de monitoramento contínuo de glicose representam uma evolução significativa no cuidado do diabetes, oferecendo melhoria na qualidade de vida, melhor controle glicêmico, redução de complicações, autonomia do paciente e redução de custos” explicou o vereador.

A iniciativa representa um avanço significativo na atenção à saúde, reforçando o compromisso com políticas públicas que promovem bem-estar, dignidade e inclusão às pessoas com diabetes em nosso município.

O anteprojeto foi aprovado pelos demais vereadores da Casa, seguindo para a análise do executivo.