Vereador Edinho requer afixação de placa com o número do disque-denúncia contra a exploração sexual infanto-juvenil em escolas e nos ônibus escolar
Foi aprovado durante a Sessão na última segunda-feira, 01, o requerimento de autoria do vereador Investigador Edinho, que obriga escolas municipais pública e privada, assim também como nos ônibus do transporte escolar a afixarem placa com o número do disque-denúncia contra a exploração sexual de crianças e adolescentes (Disque 100).
A iniciativa reforça a importância da prevenção, da informação e do enfrentamento a qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes, garantindo que a população tenha acesso rápido e visível a canais de denúncia.
O vereador destaca as necessidades de ações contínuas e efetivas no combate a essa grave violação de direitos, buscando criar um ambiente mais seguro e acolhedor para os estudantes em seus cotidianos educacionais e no trajeto até eles.
“A problemática do abuso sexual infantil é uma realidade preocupante que afeta diretamente o desenvolvimento e o bem-estar de crianças e adolescentes em todo o país. As escolas e os transportes escolares representam ambientes onde crianças e adolescentes passam uma parcela significativa de seu tempo, tornando-os locais estratégicos para a veiculação de informações que possam desperta-los para buscar ajuda em caso de sofrerem ou testemunharem situações de violência. A ausência de informações claras e acessíveis sobre como e a quem denunciar pode resultar na perpetuação do ciclo de violência, com consequências devastadoras para as vítimas”, justifica o parlamentar.
O projeto também enfatiza a obrigatoriedade dos diretores das escolas programar a realização de pelo menos uma palestra por semestre, concernente ao tema.
O vereador Investigador Edinho finaliza reforçando que a ideia é que o número do disque 100, se torne um símbolo de esperança e de um caminho para a superação da violência, integrado ao cotidiano dos estudantes de maneira que sua presença seja natural e, ao mesmo tempo, impactante.
“A luta contra o abuso sexual infantil é de todos nós. Denuncie”
Disque 100