Janete Lins solicita que Estado assuma hospital de Rolim de Moura em visita do Vice-Governador e Secretário de Saúde

por ângela Pereira Alves publicado 21/03/2025 20h08, última modificação 21/03/2025 20h08

Na manhã desta sexta-feira, 21, a vereadora Janete Lins participou da recepção do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, e do Secretário de Estado de Saúde, Cel. Jeferson da Rocha, em Rolim de Moura. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Aldo Júlio e contou com a presença de secretários municipais e demais vereadores.

Durante a reunião, a vereadora Janete utilizou a oportunidade para solicitar aos representantes do governo a estadualização do Hospital Municipal João Amelio da Silva. De acordo com Janete, o hospital atende não apenas a população local, mas também de outros sete municípios da Zona da Mata, enfrentando grandes desafios para suprir a alta demanda de serviços médicos.

“A situação é bastante difícil. O hospital atende a região toda, que tem mais de 181 mil pessoas, e a prefeitura está trabalhando no limite com a folha de pagamento dos médicos. A cidade de Cacoal já tem uma demanda suficiente e não consegue atender à nossa região. E todo o atendimento acaba caindo em nosso hospital. Estamos com pacientes aguardando há meses para realizar cirurgias essenciais. Temos um paciente de 60 anos que já está há seis meses na fila para uma operação”, relatou a vereadora.

Janete enfatizou que a solicitação da estadualização do Hospital Municipal João Amelio da Silva é um “sonho antigo” da cidade, visando aliviar a sobrecarga e melhorar o atendimento à população. A estadualização do hospital é vista como uma solução para garantir mais recursos e uma gestão mais eficaz, possibilitando melhores condições de atendimento para a população da região da Zona da Mata.

Recentemente, o governo estadual anunciou que vai assumir o Hospital Regional de Vilhena, que atende a uma demanda semelhante à de Rolim de Moura, reconhecendo a importância de garantir a continuidade do atendimento médico de qualidade na região. A proposta de estadualização do hospital de Rolim de Moura visa seguir esse modelo, com o objetivo de melhorar a infraestrutura, aumentar os investimentos e assegurar o suporte necessário para atender toda a população da Zona da Mata.