Cida da Saúde solicita implantação de ações de conscientização sobre vasectomia como método contraceptivo masculino

por ângela Pereira Alves publicado 07/05/2025 14h55, última modificação 07/05/2025 14h54

A vereadora Cida da Saúde, solicitou através de Requerimento para que a Secretaria Municipal de Saúde, possa implantar e ampliar ações de divulgação e conscientização sobre a vasectomia, método contraceptivo masculino junto à população. 

A proposta visa incentivar a corresponsabilidade dos homens no planejamento familiar e oferecer informações claras sobre o procedimento, que é seguro. Cida destaca a importância de que os profissionais de saúde abordem o tema em consultas e ações comunitárias, ajudando a desconstruir mitos e a promover o acesso à informação. 

“O planejamento familiar é um direito de todos, e é fundamental que os homens também sejam estimulados a participar ativamente dessa decisão, enfatiza a vereadora.”

A vasectomia é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Para ter acesso, o homem deve ter 21 anos ou mais, ou ter pelo menos dois filhos vivos, além de passar por um período de reflexão de 60 dias entre a manifestação da vontade e a cirurgia.

A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas de saúde reprodutiva e garantir que os homens tenham acesso às orientações necessárias para uma escolha consciente e responsável.