Anteprojeto do vereador Thiago Hulk que garante leito separado para mães em situações de perda gestacional é aprovado e transformado na Lei Municipal nº 4.562/2025
As mães rolimourense, agora conta com uma nova Lei que representa um importante avanço no acolhimento humanizado às mulheres em situações de luto gestacional. De autoria do vereador Thiago Hulk, (PL), o anteprojeto de Lei foi aprovado e transformado na Lei Municipal nº 4.562/2025, estabelecendo a obrigatoriedade de que as redes pública e privada de saúde ofereçam leito ou ala separada para mães de natimortos, óbito fetal ou aborto espontâneo.
Vereador Thiago destaca que a nova legislação determina que essas mulheres sejam acolhidas em espaços distintos das demais gestantes, garantindo um atendimento mais respeitoso e sensível diante do momento delicado que elas enfrentam.
“A intenção da Lei é preservar a saúde emocional dessas mães, que já estão lidando com uma dor imensurável. O acolhimento adequado nesse momento é uma questão de dignidade”, ressalta o vereador Thiago Hulk.
Com a sanção da Lei nº 4.562/2025, o município dá um importante passo na construção de políticas públicas mais humanas e alinhadas às necessidades das mulheres em todos os momentos da maternidade, inclusive os mais difíceis.